20 anos de Óticas Guarnieri

MODELOS DE ÓCULOS DE SEGURANÇA

Cada ambiente de trabalho requer uma proteção diferente:

• ASTIGMATISMO

• HIPERMETROPIA

• MIOPIA

• PRESBIOPIA

ASTIGMATISMO

O astigmatismo provoca uma distorção ou embaçamento geral da visão tanto para imagens de perto, quanto imagens de longe. Ele ocorre quando a córnea, está curvada em uma direção mais do que na outra (tornando-a mais oval do que redonda).

O astigmatismo algumas vezes ocorre em conjunto com outras desordens visuais, tais como a hipermetropia ou miopia. Algumas pessoas com astigmatismo podem não estar cientes da sua condição porque o cérebro aprende a compensar a distorção e o embaçamento da visão.

O astigmata não têm a percepção nítida dos contrastes entre as linhas horizontais, verticais e oblíquas, vê os objetos com sombras, orientadas segundo a direção do eixo do astigmatismo As lentes para astigmatismo têm definidas a potência em dioptrias e a orientação em graus a que a lente deve ser colocada.

SINTOMAS
O astigmatismo pode produzir os seguintes sintomas mais comuns: Diminuição de acuidade visual, dor de cabeça, fotofobia, lacrimejo, náuseas.

CAUSAS
As causas do astigmatismo podem ser várias, nomeadamente defeitos de curvatura, de centragem, ou do índice de refração de algumas das estruturas do olho responsáveis pela formação da imagem.

HIPERMETROPIA

Nesse olho, a imagem de um objeto no infinito, forma-se após a retina o que significa que o indivíduo vê uma imagem desfocada de todos os objetos ao longe e pior ainda ao perto. Se frente a tal olho for colocada uma lente positiva (+) ou convergente, então a imagem já se forma ao nível da retina permitindo boa visão ao longe e perto.

No entanto, num hipermetrope jovem de baixo-médio grau (mais ou menos até +2,00) a visão é normalmente boa devido à intervenção do mecanismo da acomodação, que provoca o aumento da potência óptica do olho e a consequente formação de uma imagem nítida na retina, atraves de esforço demasiado e fadiga visual.

SINTOMAS
Fadiga ocular e dores de cabeça? O esforço permanente de acomodação pode ser a causa destas manisfestações, mais frequentes ao fim da tarde e depois do trabalho.

CAUSAS
A hipermetropia é a mais freqüente de todas as deficiências visuais. A causa está na não correspondência entre o tamanho do olho e a potência do seu sistema óptico próprio (córnea, cristalino)

MIOPIA

No olho míope, a compensação da miopia é feita através de uma lente negativa (-).

A imagem de um objeto situado no infinito (na prática a mais de 5 metros), é formada dentro do olho antes da retina. A colocação de uma lente negativa ou divergente (mais fina no centro que no bordo), permite a compensação desta deficiência através da formação de uma imagem nítida na retina.

A miopia constitui uma fonte de muita preocupação para quem é por ela afetado, particularmente para os pais de crianças com miopia. A miopia cria maior ansiedade que outros problemas visuais devido à sua maior tendência para aumentar, com a consequente diminuição da visão e a crescente dependência dos óculos ou das lentes de contato.

CAUSAS
A miopia é uma deficiência visual com um grau de incidência cada vez maior. Para isso muito contribuem as tarefas visualmente exigentes de trabalho prolongado utilizando apenas a visão de perto. O sistema visual não está biologicamente preparado para tais exigências que, continuamente repetidas, conduzem ao desenvolvimento de problemas visuais, entre eles, a miopia . Parece provável que a miopia em vez de ter uma causa isolada seja o resultado de uma combinação errada de diversos e contraditórios fatores como: genéticos, ambientais, etc...

Alguns princípios que ajudam pelo menos a retardar a progressão da miopia:

PRESBIOPIA

A presbiopia é um problema visual de natureza diferente das anteriores. É notada pela dificuldade de visão para perto a partir dos 40 - 45 anos de vida, numa pessoa cuja visão ao longe sempre foi e continua a ser boa. Para ler com maior nitidez e conforto, é necessário afastar um pouco a leitura.

A presbiopia é uma condição natural que afeta todas as pessoas. Não existe qualquer tratamento difundido eficaz para a presbiopia, mas ela é compensada nesses casos com o uso de óculos para perto, a dificuldade inicial que é ligeira, vai aumentando progressivamente até estabilizar por volta dos 60 - 65 anos, bastando trocar as lentes a cada dois anos, em média.

Para os que já possuem alguma das deficiências citadas, e usa óculos, o aparecimento da presbiopia é por vezes notado como um fenômeno que surge rapidamente, mas faz parte de um processo contínuo (perda progressiva da capacidade de acomodação do cristalino para curtas distancias) que poderá ser notada a partir dos 40 anos.

E para atender as necessidades de conforto visual o usuário poderá optar por soluções que vão desde as antigas lentes bifocais que apresentam uma diferença brusca entre a parte destinada para visão de perto e o resto da lente até as lentes multifocais que pode ser a escolha ideal, pois permitem ver bem a todas as distancias, atualmente existe muita tecnologia por trás de algumas dessas lentes o que leva a denomina-las como a melhor solução para a presbiopia ou simplesmente "vista cansada ".

Visite uma de nossas lojas!

MOGI MIRIM - R. José Bonifácio, 39, Centro - f. 19 3806.4383

MOGI GUAÇU - R. Chico de Paula, 217, Centro - f. 19 3831.7773

HOLAMBRA - Av. Rota dos Imigrantes, 435, Centro - f. 19 3802.2226

Clique e veja a lozalização das lojas no Google Maps